
Categoria: Artigos
Data: 31/08/2025
“...os que esperam no Senhor renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam...” (Isaías 40.31)
O versículo em destaque acima está em aberto contraste com o anterior. Se o vigor da juventude não é suficiente para manter os jovens de pé, o renovo que vem do Senhor tonifica as musculaturas da nossa alma e nos faz subir como as águias, nos faz correr como um atleta e nos faz caminhar como um peregrino. Subir, correr e caminhar são os verbos que conjugamos na jornada da vida. É digno de destaque que o profeta Isaías usa a progressão dos verbos na escala decrescente.
O Senhor renova nossas forças para subir, correr e andar. Parece-nos mais lógico usar os verbos na escala ascendente: andar, correr e subir. Por que Isaías adota o método decrescente? É porque subimos como águias algumas vezes. Ocasionalmente corremos como um atleta. Mas caminhamos constantemente. O que mais drena nossas forças e nos desgasta não são as poucas vezes que subimos e corremos, mas a rotina do dia a dia em que andamos.
A águia, com suas asas possantes, galga as alturas excelsas. O corredor veloz chega à linha de chegada em tempo recorde. O caminhante percorre seu caminho com perseverança. Porém, quem renova nossas forças para subir, correr e caminhar é o Senhor. É ele quem tonifica nossa alma e nos reveste de forças para completarmos nossa carreira e cumprirmos nossa missão neste mundo.