
Categoria: Artigos
Data: 29/08/2025
“Faz forte ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor.” (Isaías 40.29)
No versículo anterior o profeta Isaías enfatizou a verdade de que Deus não se cansa nem se fatiga. Agora, ele destaca que este Deus fortalece os fracos e extenuados. Somos sujeitos a muitas fraquezas. Nosso vigor murcha. Nossas forças se esvaem. Ficamos com os braços frouxos e com as pernas bambas nas duras jornadas da vida. O cansaço é uma realidade incontornável da vida humana. Até mesmo as pessoas mais piedosas já passaram por esse vale do desânimo e do cansaço.
O profeta Elias, depois de esplêndidas vitórias, arriou as armas e pediu para si a morte. O rei Davi não poucas vezes sentiu-se debilitado. Assim nos sentimos tantas vezes. Porém, o profeta Isaías declara que Deus é a fonte da nossa força. Ele é o nosso refúgio e fortaleza. O apóstolo Paulo é enfático: “O poder se aperfeiçoa na fraqueza.” (2Co 12.9). Disse ainda: “Tudo posso naquele que me fortalece.” (Fp 4.13).
Deus é a nossa força. É ele quem renova nosso vigor como o da águia. Ele é quem perdoa nossos pecados e sara todas as nossas enfermidades. É ele quem nos põe de pé nas lutas da vida. É ele quem guerreia as nossas batalhas e nos dá a vitória. Dele emana todo o poder para vivermos altaneiramente. Somente nele podemos avançar seguros, apesar de nossas fraquezas. Nele podemos confiar.